domingo, 19 de junho de 2011

Assembléia geral dos alunos do T.U. - 14/06/2011

No dia 14 de junho, terça-feira, o grêmio realizou uma assembléia geral com os alunos para conversarmos sobre a semana de Thespis.

O grêmio fez a seguinte carta e leu para os alunos antes de enviarmos aos professores:

13 de Julho de 2011

Caros Professores,

Nós, do Grêmio aT.Uarte, como representantes dos alunos, viemos por meio desta evidenciar as dúvidas e insatisfações recebidas desta comunidade quanto à mudança de nossas atividades no início de Julho, e gostaríamos que nos esclarecessem melhor os motivos que levaram a tal decisão.

Os alunos do 3º ano, convidados a participar da montagem de “A viagem de Thespis”, estavam bem informados quanto à paralisação das aulas no período de apresentação da montagem, colocando-se os interessados a disposição, porém os demais alunos não foram previamente informados ou incentivados a participar da montagem, não havendo entre todo o corpo discente mais de 10 envolvidos em Thespis, destes a maioria do 3º ano.

Além da aparente suspensão das aulas no período, fomos informados sobre a necessidade de comparecimento ao campus em todos os dias letivos de apresentação, para motivo de contabilizar presença e ensaiar. Ao que consta, os professores interessados podem utilizar o horário de sua disciplina para efetivamente lecionar, desde que na área do prédio sem interferência na montagem, consideradas por nós como as salas Paula Lima, Haydée Bittencourt, e o espaço Vermelho.

Concluímos que a presença em todas as apresentações de “A viagem de Thespis” não é de interesse desse coletivo - exceto para os participantes do espetáculo, aos quais apoiamos totalmente o abono das faltas – e gostaríamos de manter a utilização de nossa carga horária nos fins didáticos habituais. Vale ressaltar que, para efeito de utilização da carga horária, preferiríamos menos aulas nos sábados pela manhã ou começar o recesso de Julho mais cedo (uma possibilidade ainda não esgotada), ao invés de enquadrarmo-nos no cronograma do curso de graduação de teatro.

Estamos convictos da existência de fatores desconhecidos por nós nesta equação, que justificam as escolhas do colegiado e pedimos que nos esclareçam sobre tais, se possível em assembléia geral, para melhor entendimento de todos.

Agradecemos pela atenção,

Gremio Teatro Universitário

Gestão aTUarte.

Após leitura da carta muitos alunos falaram posicionando-se a favor de que conversásemos com os professores a respeito de não termos sido comunicados sobre essa semana atípica de aulas modificadas ou de ausência de aulas. Todos concordaram que não deveríamos ser obrigados a assistir todos os dias de espetáculo e que queríamos ter aulas normalmente.

Foi ressaltada a falta de comunicação entre alunos e professores e a necessidade da decisão de termos aulas ou não na semana de 04/07 a 09/07.

Chamamos os professores para expor nosso descontentamento em relação a isso. Participaram da reunião a partir desse momento os professores Limoeiro, Linares, Maria Clara e Ana Régis.

A carta foi lida para os professores, que se mostraram compreensivos e satisfeitos com nossas colocações. Colocamos a proposta de fazermos um levantamento de quais professores dariam aulas e quais não dariam para já nos programarmos para a semana.

Os professores disseram da importância do projeto "A Viagem de Thespis" e de como foi feita a negociação com o diretor do espetáculo, o Prof. Wildebrando, do curso se graduação em teatro. Disseram ainda que as aulas não serão impossibilitadas, exceto as que ocorrem na sala de circo devido à grande proximidade com o local do espetáculo. Portanto, segundo eles, podemos manter as aulas normalmente de acordo com cada professor.

Professores e alunos concordaram que criou-se uma tensão desnecessária e que faltou comunicação e organização para que o projeto concretizasse a idéia de estabelecermos laços entre Teatro Universitário e a graduação em Artes Cênicas.

Precisamos (alunos e professores que quiserem ter/dar aulas) verificar as aulas do curso de dança e quais salas estarão disponíveis nessa semana.

Para o 1º ano: Aula normal com o Geraldo na segunda-feira, terça iremos ao Palácio das Artes com Ana Régis assistir um debate sobre um filme, quarta e quinta teremos aula com o Limão e sexta-feira a Maria Clara cedeu sua aula para o Daniel para terminarmos nossos moldes de látex.

Os professores Daniel e Geraldo não estavam na reunião mas já haviam manifestado com alguns alunos que queriam dar aulas normalmente nessa semana.

Por fim, encerramos a reunião com os professores dizendo que vão comunicar qualquer alteração de aulas na semana de Thespis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário