quinta-feira, 30 de junho de 2011
Consulta Pública da LMIC até esta quinta feira 30/6/2011
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Filme Online - Batismo de Sangue
Sinopse
Na cidade de São Paulo, no final da década de 1960, o convento dos frades dominicanos torna-se uma das mais fortes resistências à ditadura militar vigente no Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis "Tito", "Betto", "Oswaldo", "Fernando" e "Ivo", passam a apoiar logistica e politicamente o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado à época por Carlos Marighella. O grupo dissocia-se após uma conversa entre Frei Diogo e seus frades, onde conlui-se a necessitade de dispersão do grupo a partir de então.
Frei Ivo e Frei Fernando partem para o Rio de Janeiro, onde são surpreendidos e torturados por oficiais brasileiros que, acusando-os de traidores da igreja e traidores da pátria, perguntam por informações sobre o local de reunião do grupo para a posterior captura e execução de seu líder, Carlos Marighella. Após sofrerem cruel tortura, os frades informam aos policiais o horário e o local de reunião do grupo, onde Marighella costuma receber recursos oriundos da igreja. Marighella é então surpreendido e executado por policiais do DOPS paulista, sob o comando do delegado torturador Fleury. Frei Betto, refugiado no interior do Rio Grande do Sul, é encontrado, preso, e une-se ao restante do grupo no presídio de Tiradentes, em São Paulo, em 1971. Os frades são posteriormente julgados e sentenciados a quatro anos de reclusão em regime fechado.
A única exceção é Frei Tito, que liberto por um processo de negociação para a libertação de um embaixador seqüestrado pela ALN, exila-se na França. Frei Tito não consegue superar as seqüelas psicológicas sofridas após ser preso e torturado e acaba suicidando-se, ainda na França.
Elenco
Caio Blat → Frei Tito
Daniel de Oliveira → Frei Betto
Cássio Gabus Mendes → Delegado Fleury
Ângelo Antônio → Frei Oswaldo
Léo Quintão → Frei Fernando
José Carlos Aragão → Médico preso
Odilon Esteves → Frei Ivo
Marcélia Cartaxo → Nildes
Marku Ribas → Carlos Marighella
Murilo Grossi → Policial Raul Careca
Renato Parara → Policial Pudim
Jorge Emil → Prior dos Dominicanos
Marco Amaral → Capitão torturador
Principais prêmios e indicações
Festival de Cinema de Brasília (2006)
Vencedor nas categorias:
Melhor diretor
Melhor fotografia (Lauro Escorel)
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Boletim 22/06/2011
Como havia poucas pessoas, decidimos não fazer a discussão sobre o estatuto, deixando essa conversa para um outro dia em que estejam mais pessoas presentes. Sugerimos quarta-feira que vem, depois do feriado.
Sobre a festa junina, precisamos fazer um levantamento em cada turma de quem poderá participar da festa no dia 16, lembrando que a festa não é do grêmio e nem é promovida pelo grêmio, é uma festa do T.U. que só poderá se realizar com a contribuição de todos, alunos e professores. Pensando nisso, sugerimos a data do dia 16/07, sábado da última semana de aula, de 12h às 22h. Depois de decidir a data precisamos fazer um ofício endereçado ao professor Limoeiro pedindo autorização para fazermos a festa no T.U. (por causa da tal portaria do reitor...).
Além disso precisamos de muita vontade e movimento de todos para realmente realizarmos essa festa e darmos continuidade a essa deliciosa tradição do T.U.!!
domingo, 19 de junho de 2011
Boletim 16/06/2011
Precisamos escolher um dia para discutirmos o estatuto. Manifestem-se no e-mail, aTUartes! Vamos colocar as disponibilidades pois para essa discussão é importante que tenhamos o maior número possível de pessoas.
Abraços a todos!
Boletim 15/06/2011
Júlia Dias informou que a reunião do colegiado que ocorreu hoje foi fechada à participação da aluna Maria Bonome devido à chegada dos novos professores. Por isso, não foi informada aos professores a data da festa junina, que acontecerá no dia 23/06. Além disso, muitos alunos colocaram que não poderão comparecer nessa data. Júlia e Zocrato sugeriram a data de 15/07, depois da última semana de aula do primeiro semestre.
Para a próxima reunião precisamos decidir a data da festa junina e discutir sobre o estatuto do grêmio.
Assembléia geral dos alunos do T.U. - 14/06/2011
O grêmio fez a seguinte carta e leu para os alunos antes de enviarmos aos professores:
13 de Julho de 2011
Caros Professores,
Nós, do Grêmio aT.Uarte, como representantes dos alunos, viemos por meio desta evidenciar as dúvidas e insatisfações recebidas desta comunidade quanto à mudança de nossas atividades no início de Julho, e gostaríamos que nos esclarecessem melhor os motivos que levaram a tal decisão.
Os alunos do 3º ano, convidados a participar da montagem de “A viagem de Thespis”, estavam bem informados quanto à paralisação das aulas no período de apresentação da montagem, colocando-se os interessados a disposição, porém os demais alunos não foram previamente informados ou incentivados a participar da montagem, não havendo entre todo o corpo discente mais de 10 envolvidos em Thespis, destes a maioria do 3º ano.
Além da aparente suspensão das aulas no período, fomos informados sobre a necessidade de comparecimento ao campus em todos os dias letivos de apresentação, para motivo de contabilizar presença e ensaiar. Ao que consta, os professores interessados podem utilizar o horário de sua disciplina para efetivamente lecionar, desde que na área do prédio sem interferência na montagem, consideradas por nós como as salas Paula Lima, Haydée Bittencourt, e o espaço Vermelho.
Concluímos que a presença em todas as apresentações de “A viagem de Thespis” não é de interesse desse coletivo - exceto para os participantes do espetáculo, aos quais apoiamos totalmente o abono das faltas – e gostaríamos de manter a utilização de nossa carga horária nos fins didáticos habituais. Vale ressaltar que, para efeito de utilização da carga horária, preferiríamos menos aulas nos sábados pela manhã ou começar o recesso de Julho mais cedo (uma possibilidade ainda não esgotada), ao invés de enquadrarmo-nos no cronograma do curso de graduação de teatro.
Estamos convictos da existência de fatores desconhecidos por nós nesta equação, que justificam as escolhas do colegiado e pedimos que nos esclareçam sobre tais, se possível em assembléia geral, para melhor entendimento de todos.
Agradecemos pela atenção,
Gremio Teatro Universitário
Gestão aTUarte.
Após leitura da carta muitos alunos falaram posicionando-se a favor de que conversásemos com os professores a respeito de não termos sido comunicados sobre essa semana atípica de aulas modificadas ou de ausência de aulas. Todos concordaram que não deveríamos ser obrigados a assistir todos os dias de espetáculo e que queríamos ter aulas normalmente.
Foi ressaltada a falta de comunicação entre alunos e professores e a necessidade da decisão de termos aulas ou não na semana de 04/07 a 09/07.
Chamamos os professores para expor nosso descontentamento em relação a isso. Participaram da reunião a partir desse momento os professores Limoeiro, Linares, Maria Clara e Ana Régis.
A carta foi lida para os professores, que se mostraram compreensivos e satisfeitos com nossas colocações. Colocamos a proposta de fazermos um levantamento de quais professores dariam aulas e quais não dariam para já nos programarmos para a semana.
Os professores disseram da importância do projeto "A Viagem de Thespis" e de como foi feita a negociação com o diretor do espetáculo, o Prof. Wildebrando, do curso se graduação em teatro. Disseram ainda que as aulas não serão impossibilitadas, exceto as que ocorrem na sala de circo devido à grande proximidade com o local do espetáculo. Portanto, segundo eles, podemos manter as aulas normalmente de acordo com cada professor.
Professores e alunos concordaram que criou-se uma tensão desnecessária e que faltou comunicação e organização para que o projeto concretizasse a idéia de estabelecermos laços entre Teatro Universitário e a graduação em Artes Cênicas.
Precisamos (alunos e professores que quiserem ter/dar aulas) verificar as aulas do curso de dança e quais salas estarão disponíveis nessa semana.
Para o 1º ano: Aula normal com o Geraldo na segunda-feira, terça iremos ao Palácio das Artes com Ana Régis assistir um debate sobre um filme, quarta e quinta teremos aula com o Limão e sexta-feira a Maria Clara cedeu sua aula para o Daniel para terminarmos nossos moldes de látex.
Os professores Daniel e Geraldo não estavam na reunião mas já haviam manifestado com alguns alunos que queriam dar aulas normalmente nessa semana.
Por fim, encerramos a reunião com os professores dizendo que vão comunicar qualquer alteração de aulas na semana de Thespis.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Boletim 09/06
Zocrato escreverá uma carta para o colegiado sobre esse assunto para ser lida na assembléia que queremos realizar na segunda-feira próxima, dia 13/06. Nessa ocasião escutaremos a opinião de todos os alunos que quiserem se manifestar para que a carta a ser repassada ao colegiado seja realmente representativa e não expresse a opinião de poucos em nome de todos.
A festa junina está marcada para o dia 23/06, de 12 às 22hrs. Precisamos nos movimentar para a organização! Sugestões e ajuda são muito bem-vindas!
Estavam presentes nessa reunião:
Anaís, Diego Moreira, Gabriel Zocrato, Júlia Camargos, Júlia Dias, Luana Aparecida, Lucas Araújo e Professor Linares.
Boletim 08/06
Na reunião de quarta-feira, dia 08, discutimos a organização do espaço do grêmio com os móveis doados. Precisamos retirar os materiais que não estão sendo utilizados e fazer um ofício a ser entregue na secretaria solicitando os materiais que serão doados ao grêmio pelo patrimônio do T.U.
Foi colocado nessa reunião a insatisfação de alguns alunos com a semana de apresentação de “Thespis”. Muitos alunos estão descontentes por perderem uma semana de aula e principalmente por não ter sido comunicado aos alunos essa mudança de planos de aulas. Sobre isso, sugerimos que seja convocada uma assembléia geral no T.U. para que todos os alunos possam se manifestar em relação a isso.
Ainda nessa reunião foi sugerido que o grêmio comece a buscar registros dos rituais do T.U. para que tenhamos um arquivo físico dos momentos que tradicionalmente acontecem na escola, como crismas, batizados e festas juninas, por exemplo.
Maria trouxe informações sobre a reunião com o colegiado. Entre elas, estão as seguintes:
-O encerramento dos contratos dos professores substitutos acontecerá assim que os professores efetivos entrarem.
- A portaria 034 que proíbe eventos na universidade continua, mas solicitações podem ser feitas ao reitor, no caso do T.U., passando pela direção, professor Limoeiro.
O Thales do 3º ano doou um sofá para o grêmio! Obrigada(o), Thales!
Estavam presentes nessa reunião: Anaís, Diego Moreira, Gabriel Zocrato, Fernanda Toledo e Luana Aparecida.
terça-feira, 7 de junho de 2011
FMC disponibiliza cartilhas sobre gestão de projetos culturais
A Fundação Municipal de Cultura (FMC) disponibiliza a partir de hoje, dia 7 de junho, as cartilhas Manual de Gestão de Projetos Culturais / Fundo de Projetos Culturais e Manual de Gestão de Projetos Culturais / Incentivo Fiscal. O material faz parte do “Curso de Gestão de Projetos Culturais”, realizado nos dias 2 e 3 de junho, para capacitação dos empreendedores que tiveram projetos aprovados nas modalidades Fundo e Incentivo Fiscal.
O encontro teve como objetivo auxiliar os proponentes e empreendedores contemplados pela LMIC a executar corretamente os projetos aprovados. Nos dois dias de curso, os participantes foram orientados pela equipe técnica responsável pela gestão da Lei de Incentivo sobre questões relativas à abertura de contas bancárias, recebimento de recursos parcelados, prestação de contas e outros.
O chefe do Departamento de Fomento e Incentivo à Cultura, Cleidisson Dornelas, ressaltou que a participação no curso foi importante, principalmente, para quem ainda não estava familiarizado com todas as suas exigências.
"A capacitação ajuda os empreendedores a ampliar a percepção de como devem ser executados os projetos artístico-culturais, promovendo a transparência da gestão perante a legislação”, afirmou.
Neste ano, 98 projetos foram contemplados para o Fundo de Projetos Culturais e 61 para a Lei de Incentivo Fiscal, o que significa um aumento de 22% em relação ao número de projetos contemplados no edital de 2009. Dentre os trabalhos aprovados, 47 são da área de Música, 44 das Artes Cênicas, 31 do Audiovisual, 16 das Artes Visuais, 11 da Literatura e 10 do Patrimônio, totalizando 159 projetos aprovados.
Acesse as cartilhas pelos links abaixo
Manual de Gestão de Projetos Culturais / Fundo de Projetos Culturais
Manual de Gestão de Projetos Culturais / Incentivo Fiscal
domingo, 5 de junho de 2011
Movimento Nova Cena realiza o FÓRUM NOVA CENA sobre a Reforma da Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Fonte: Movimento Nova Cena
O Movimento Nova Cena realizará em 12 de junho, domingo, de 10 às 18 horas o FÓRUM NOVA CENA, um encontro entre profissionais da Cultura de BH que será dedicado ao debate público sobre a Reforma da Lei Municipal de Incentivo à Cultura que está sob consulta até o dia 30 de junho.
10h – Abertura
10:30h às 11:30h – O financiamento público à produção cultural como política de Estado.
Convidado: Alfredo Manevy - Ex-secretário-executivo do Ministério da Cultura no Governo Lula. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.
11:30h às 13h – Debate
13h às 14:30h – Intervalo para almoço
14:30h às 15:30h – Lei Municipal de Incentivo à Cultura: aspectos objetivos para sua reformulação
Convidado: José de Oliveira Júnior – Diretor de apoio ao trabalhador associado do SATED-MG. Integrou a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte de 1998 a 2002. É também coordenador de projetos, articulação e pesquisa do Observatório da Diversidade Cultural.
15:30h às 16:30h – Debate
16:30h às 18h – Redação de documento final do Fórum.
DIVULGUE E PARTICIPE!
MOVIMENTO NOVA CENA
movimentonovacena@gmail.com
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Ata da reunião de 02/06/2011
Sobre a festa junina, foi sugerido que cada turma fique responsável por uma comida e que todos levem bebidas.
Ainda sobre a festa junina, foi discutido que não será um festa de grandes proporções e que, portanto, os alunos podem levar apenas os namorados, namoradas e filhos.
Precisamos divulgar mais uma vez a necessidade de que todos retirem suas coisas pessoais do grêmio, caso contrário, o grêmio irá guardá-las, usá-las ou se desfazer delas.
Fomos olhar os móveis do patrimônio do T.U. que serão doados já escolhemos os materiais que julgamos interessantes para o grêmio.
Precisamos selecionar o computador do C.A. das Artes Cênicas que será doado para o grêmio. Além disso, o freezer do grêmio deve ser levado para o D.A. da EBA.
Estamos pensando em projetos de decoração para o grêmio! Abertíssimos a sugestões!
quinta-feira, 2 de junho de 2011
FMC inicia cadastramento de eleitores e candidatos para eleição da CMIC
A Fundação Municipal de Cultura (FMC) inicia, em 6 de junho, os processos de cadastramento e recadastramento de eleitores e candidatos a uma vaga na Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC). Tanto para votar, quanto para se candidatar às eleições, que serão realizadas em 26 de julho, é necessário comprovar dedicação ao trabalho no setor cultural há, pelo menos, dois anos. É importante lembrar que, mesmo eleitores já cadastrados anteriormente, deverão se recadastrar para ter direito a voto neste novo processo eleitoral.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Luz, foco, 2°ano em ação!
A diretora do espaço convidou os atores para repetirem a apresentação. Fiquem de olho, vale a pena!
Produtores e artistas debateram a Lei de Incentivo na primeira edição dos Diálogos Culturais
Representantes do setor cultural reconheceram a importância da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) e apontaram caminhos para a reforma dessa legislação na primeira edição do projeto Diálogos Culturais, realizada na noite da última segunda-feira, no Museu Histórico Abílio Barreto. O evento, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, foi o primeiro de uma série de quatro encontros destinados a debater a reforma da LMIC. A lei, reconhecida como importante mecanismo de fomento à cultura em Belo Horizonte, é objeto de uma consulta pública, realizada através do site da Fundação Municipal de Cultura (FMC). O objetivo dessa consulta é discutir o aperfeiçoamento da LMIC, que está em vigência há quase duas décadas.