segunda-feira, 30 de maio de 2011
Registro do Mutirão!!!
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Mutirão marcado!
Todos estão mais que convidados para participarem da renovação desse espaço que é nosso e que existe para a integração e troca de todos os alunos (incluindo ex e futuros alunos, seus coleguinhas e amigos) do Teatro Universitário!
Boletim 26/05/2011
Na reunião do dia 26, quinta-feira, discutiu-se sobre a necessidade de todos os integrantes do grêmio marcarem presença nas reuniões e também falou-se sobre os dias das reuniões. Será necessário realizarmos reuniões duas vezes na semana? Uma sugestão seria fazermos uma reunião na quarta, a seguinte na quinta e assim por diante, para que todos tenham a oportunidade de participar.
Discutimos ainda a necessidade de lermos o estatuto do antigo grêmio (ênfase no "antigo") e marcarmos uma reunião para discutirmos a reformulação do mesmo.
Lembramos que o MUTIRÃO para organização do espaço do grêmio será no próximo sábado, dia 28/05, às 14 horas. Vamos deixar o nosso espaço bem legal para que tenhamos gosto em frequentá-lo! É nosso espaço de integração!
Boletim 18/05 e 19/05/2011
Na reunião do dia 18/05 foram para a roda os seguintes assuntos:
- O grêmio pode usar o espaço do T.U. em um sábado a cada mês:
Sugeriu-se que podemos usar esses dias para o mutirão nesse mês de maio, festivais de cordel e saraus em que possamos convidar artistas independentes que atuam fora das escolas de artes e tem muito para trocar conosco.
- A festa junina do T.U.: Sugeriu-se como data o dia 23/06, 5ª-feira, feriado de Corpus Christi.
- Está acontecendo um movimento na Escola de Belas Artes para que ocorram reformas no prédio da escola. O reitor reuniu-se com alunos e professores no auditório da escola para conversarem sobre as reformas, mas nada foi encaminhado nessa reunião. Os alunos dividiram-se então em comissões para fazer um dossiê levantando os problemas de cada curso e para disseminar as informações sobre a reforma entre os professores, alunos e funcionários da EBA. Será realizada uma greve geral da EBA no dia 1º de junho, de manhã e à tarde, em protesto. Serão realizadas aulas no saguão da reitoria.
- O grêmio redigirá uma carta aos professores a ser entregue pela Maria na próxima reunião com o colegiado, em que comunicaremos aos professores que o grêmio apoia o movimento de reivindicação da reforma da EBA. Além disso pediremos o apoio dos professores para levantarmos o dossiê com os problemas do T.U. e os convidaremos para participarmos juntos da greve no dia 1º de junho.
Na reunião do dia 19/05 discutiu-se a idéia de uma grande festa para arrecadar dinheiro para o grêmio, talvez no segundo semestre.
Sobre a festa junina, sugeriu-se que seja na casa da Anaís, uma vez que a portaria 034 não foi completamente revogada e agora precisa-se de alvará para realizar festas no campus. Sugeriu-se ainda que haja uma divisão para o preparo de comidas e bebidas entre os alunos dos três anos do T.U.
O MUTIRÃO do grêmio está marcado para o dia 28/05! Todos estão mais que convidados a participar e nos ajudar a deixar o espaço do grêmio mais agradável para todos os alunos que quiserem frequentá-lo!
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Manifestação na Reitoria
ENCONTRAREMOS ÀS 17H DE HOJE, SEGUNDA,16 DE MAIO, NO D.A.
E EM SEGUIDA SAIREMOS EM DIREÇÃO A REITORIA. VAMOS À LUTA!
sábado, 14 de maio de 2011
Reitor se reune com alunos da EBA
A posição do reitor não foi muito animadora. Segundo Campolina, não há verba e a previsão para começar a pensar em uma possível reestruturação é 2012. Ainda afirmou que não entende nada de arte, aprecia, mas não entende sobre as especifícidades necessárias ao bom andamento dos cursos.
O fato é que existe uma forte desigualdade na distribuição de verba dentro da universidade. Enquanto cursos como a Engenharia recebem muito e gozam de uma estrutura satisfatória, os cursos de Artes se encontram nessa situação. Segundo Clélio, isso se deve ao fato de haver mais alunos na Engenharia. Mas vale se perguntar algumas coisas: Isso é justo? Essa é a única razão? Sabemos que a arte ainda é muito descriminada na sociedade em geral. Qual a importância da arte? E a universidade nesse contexto? É reflexo dessa sociedade ou um exemplo para a mesma?
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Boletim - 12/05/2011
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Calourada TU - 2011
Prepare a sua fantasia de tema: na próxima encarnação eu venho...
Dia 14/05, a partir das 22h, na "Casa de Passagem" (Gruta).
Rua Pitangui, 3613 - ao lado do Galpão Cine Horto
Atrações: Coletivos "Djéias" + Performances
Ingressos: R$7 - antecipado / R$10 - na portaria
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Assembléia TU
A chapa aTUarte se apresentou oficialmente, pensamos questões estruturias da escola e discutimos como se dará a comunicação entre Corpo Docente e Discente daqui para frente.
"Somos tão poucos que nos unir é uma questão de sobrevivência. Somos uma escola pequena que carrega um peso histórico tremendo." - Fernando Limoeiro.
Estudantes da UFMG ocupam a reitoria
Sabemos que alguma medida precisa ser tomada para garantir nossa segurança e sanar a violência que vem ocorrendo na UFMG, como os assaltos à mão armada, a violência homofóbica, o furto de carros, mochilas, laptops e outros bens. Mas também acreditamos que as festas e o acesso livre das pessoas ao Campus não são os responsáveis por essa situação. Essa é a realidade de toda a sociedade e pensamos que não é se isolando da mesma e nos privando destes momentos de descontração e encontro que a UFMG vai resolver o problema. E é por isso que hoje, alguns alunos se reuniram, ocuparam a reitoria e se fizeram ouvidos com as seguintes reividicações:
- Imediata revogação da Portaria 034/2011;
Boletim - 09/05/2011
Na reunião da quinta-feira anterior, 05/05, nossa representante discente (Maria Bonome) nos apresentou algumas demandas do Colegiado: se referiam à organização da Calourada 2011 e à carta enviada ao reitor contra a Portaria 034. Na última reunião, também elaboramos a resposta para essas demandas que culminaram na seguinte carta:
"Boa noite!
A gestao aTUarte gostaria de esclerecer com voces, professores,
algumas questoes levantadas na ultima reuniao do colegiado, na
quarta-feira, dia 04 de maio.
Fatos como a organizacao da calourada e o envio da carta para o reitor
contra a portaria que proibe eventos na universidade depois das 21:00,
podem ter dado a impressao de que os alunos, mais especificamente o
gremio, possam estar agindo de forma indiferente ao corpo docente. Nao
queremos, de forma alguma, semear a rivalidade entre alunos e
professores. Aqui nessa escola temos que ser aliados e sempre manter
um dialogo entre nos. Aconteceu que o gremio ainda esta se
estabilizando. Acabamos de pegar a gestao e as madidas para
comunicacao estao comecando a ser postas em pratica agora. Mas
gostariamos que reconhecessem o gremio como orgao independente que e
capaz de tomar decisoes autonomas. Temos sempre interesse no dialogo,
valorizamos os conselhos que podem nos dar, porem, como aconteceu com
a escrita da carta ao reitor, as vezes o tempo joga contra nos, as
tomadas de decisoes acontecem em cima da hora e o gremio tem que estar
apto a agir de forma imediata. Queremos aproveitar este momento, para
dizer que nao so queremos compartilhar os nossos assuntos com voces,
mas gostariamos muito que voces compartilhassem conosco tambem. Temos
por vezes sentido um distanciamento do colegiado com relacao aos
alunos. E importante que quando voces passarem por um problema
compartilhem conosco, estaremos sempre dispostos a ajudar. Em ocasioes
como as calouradas culturais e apresentaçoes de trabalhos, sentimos
falta da presenca de voces. Quando voces participam, sentimos que
fazemos algo pela escola e nao so para nos, alunos. Assim nos sentimos
apoiados.
Muito obrigado pela atencao.
Gremio, gestao aTUarte.
P.S.: Voces estao convidadissimos para a nossa calourada. Sera uma honra."
Ainda nessa reunião, recebemos da secretaria o novo Regimento Geral da UFMG, e o Estatuto da UFMG, redigimos a ata da votação e apuração dos votos da eleição do Gremio aTUarte, oficializando o resultado da mesma e começamos a pensar no multirão para a limpeza do espaço físico do Grêmio.
OBS.: Específicamente nesta quarta (11/05) não haverá reunião.
Estaremos lá na quinta-feira, às 17h30. Apareçam!